As 3 Maiores Técnicas de Copywriting do Marketing Digital

copywritingEste é um Guest Post escrito pelo amigo Jonathan Iqueda do blog Empreendedor Linkado.

Se você tem interesse em participar do nosso site e também ter o seu artigo publicado aqui, basta entrar em contato comigo e mandar o seu guest post.

O Jontathan tem uma série de dicas para passar para vocês sobre copywriting e técnicas de escrita que podem melhorar o seu blog, seus artigos, sua capanha de email marketing e até mesmo seus anúncios para uma melhor conversão.

Então fique ligado e vamos direto ao artigo de hoje.

O que é Copywriting ?

O copywriting é um conjunto de técnicas de escrita, e criação de conteúdo com o intuito de promover e vender, um produto, um serviço ou uma marca.

Em outras palavras, o copywriting é uma forma de escrever que os empreendedores digitais utilizam para criar textos persuasivos que podem ajudar o cliente a decidir por assinar uma lista, ou até mesmo comprar um produto,  seja com um blog, emails, página de captura ou anúncios publicitários.

Este tipo de escrita é amplamente utilizada no marketing digital,  sendo uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet, especialmente para os empreendedores que tem o dom do convencimento, adicionando tais habilidades de persuasão em seu texto.

Através do copywriting podemos fazer testes de persuasão que podem melhorar drasticamente as conversões em nossos negócios pela internet.

Como funciona o copywriting ?

O copywriting é amplamente utilizado por produtores de conteúdo, blogueiros, afiliados e webmarketers, e já levou grandes mestres do marketing digital ao sucesso financeiro.

Na realidade todo bom copywriter utiliza estas  técnicas de escrita como forma de convencimento, aumentando a percepção de valor da oferta e despertando as emoções que o ser humano precisa passar para tomar qualquer tipo de ação, inclusive realizar uma compra.

São elas:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Isto não quer dizer que um copywriting esteja enganando o comprador, mas sim dirigindo sua atenção a algo que possa ajudá-lo a tomar uma decisão mais facilmente, e ao mesmo tempo atrair mais interessados, sem vender uma oferta de forma agressiva logo no primeiro contato.

O que um bom copywriting costuma fazer é esquentar o lead, (cliente em potencial) capturando o seu contato para futuramente enviar emails, que podem despertar o seu interesse no produto, através da sua escrita persuasiva, para  somente depois forçar a venda.

Os melhores copywriters mostram o caminho dos desejos e a vantagem de adquirir um bom produto levando as pessoas ao sentimento de necessidade do mesmo até o momento da realização da compra.

Copywriter Como Profissão

Copywriting1

Criar uma carta de vendas também pode ser chamado de Copywriting. Isto não é uma tarefa simples, principalmente quando o nicho de mercado é bem exclusivo.

Todo produtor de copys precisa ter uma larga experiência de mercado, com erros e acertos na escrita, e isso pode se tornar um pouco mais complicado quando não se conhece um mercado ou nicho específico.

Leva um bom tempo para que qualquer copywriter domine um mercado, e passe a entender o que exatamente as pessoas precisam ouvir para serem convencidas a comparem um produto com a sua escrita persuasiva.

Hoje os maiores profissionais nessa área cobram valores elevados por uma carta de vendas, bem escrita e imperdível aos olhos dos interessados.

Uma carta de vendas com um texto eficaz pode  trazer um bom lucro sobre o investimento se comparada a uma carta de vendas criada por uma pessoa que ainda não tem as técnicas adequadas de escrita e persuasão.

Cada vez mais o Copywriting vem tomando um grande espaço no mercado como uma forma concreta de profissão, assim como a profissão de escritores de livros convencionais.

Mas é no marketing digital que este trabalho vem alcançando seu real valor. Todo empreendedor digital deve estudar e ter em mente as 3 maiores técnica persuasivas  que eu vou listar logo abaixo.

A Tríade do Copywriting

Essas técnicas são os 3 pilares que podem ajudar você a melhorar suas conversões e ajudar o seu cliente a decidir a tomar a ação trabalhando com seus sentimentos interiores e despertando as suas emoções.

Quando falamos em conversões, não queremos apenas dizer vendas, e sim ações, como clicar em um link, deixar o email, ou compartilhar em redes sociais. Vamos as técnicas:

A Técnica da dor

A técnica da dor se resume totalmente no sentimento. Essa é a sua principal arma, simplesmente porque todo ser humano vai agir quando estiver sob ameaça de dor, ou já estiver sentindo alguma dor.

Se você mostrar para as pessoas que estão sentindo a dor, não fisicamente mas emocionalmente, o caminho  para sair daquela situação, ela vai clicar no que você estiver ofertando!

Veja o exemplo de um título persuasivo que mostra a técnica da dor:

As 3 Melhores Maneiras Para Gerar Renda Contínua e Nunca Mais Ficar Sem Grana.

Na frase acima o copywriter possivelmente estará tocando na ferida de muitas  pessoas (que é ficar sem dinheiro) e dando 3 soluções para elas, levando essas pessoas a se interessem pelo assunto de descobrir quais são estas maneiras de gerar renda contínua.

A Técnica da Busca Pelo Prazer

A segunda maior técnica se baseia no prazer, na sensação de bem estar. A facilidade,  tranquilidade e satisfação também irá mover pessoas a realizar o que você sugerir, principalmente se a questão pode facilitar a suas vidas.

Se seu título ou texto indicar um benefício para essas pessoas, muito provavelmente este texto aumentará as chances de conversão.

Exemplo: Aprenda a Duplicar Seu Faturamento em 30 Dias com Apenas um Método Fácil.

Nesta frase o autor da copy indicou uma solução que todos querem (duplicar o faturamento). Ele deu um prazo para concretizar o que está propondo (30 dias) e ainda mostra sinais de que o método é fácil (facilidade no processo).

Esta é auma autêntica técnica  de copy muito utilizada pelos empreendedores digitais, principalmente em páginas de captura.

A Técnica da Prova Social

As pessoas gostam de ter uma prova de que um método proposto, ou um produto sugerido já está dando certo para outros utilizadores, e que comprovadamente possam lhe ajudar em alguma questão.

Dessa forma procuram depoimentos, e análises de outros usuários do produto para somente depois tomar a sua decisão de compra.

Nesta técnica o empreendedor age, mostrando para as pessoas interessadas uma solução, um atalho? Que já deu totalmente certo para outras pessoas, e oferece este benefício como garantia de que funciona.

A técnica da prova social também pode se basear na curiosidade, ou seja você precisa deixar a pessoa curiosa para ter tudo que você conseguiu com a solução que você está oferecendo.

Exemplo: Veja como 5.000 Pessoas Ganharam Mais de 10.000 Reais com Esse Método Inovador.

A frase acima mostra um exemplo de prova social, ao dizer para o cliente que se ele clicar alí ou deixar seu email ele estará apto a ver uma solução que já funcionou para outras pessoas, e com isso poderá funcionar para si próprio caso ele complete a ação.

Conclusão

Utilizando este tipo de linguagem, você pode conseguir dar os seus primeiros passos no copywriting e começar a levar os seus clientes, ou leads a tomarem mais facilmente a ação que você quer indicar em sua copy.

O mais legal é que essas técnicas podem ser exploradas em vários segmentos do marketing digital, como: disparos de email marketing, artigos para blogs, landing pages, páginas de captura, carta de vendas e muito mais.

Então estudar essas técnicas, ou contratar um profissional adequado, pode ser sem dúvidas algo essencial para um empreendedor digital alcançar o sucesso na internet.

Espero que tenham gostado das dicas.

Termos Pesquisados para esta Página:

  • técnicas de copywriting
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