Como aparecer na primeira página do Google

Conseguir colocar seu site na primeira página do Google não é nada fácil e pode ser demorado devido a alta concorrência de sites na internet.

Entretanto isto se torna muito recompensador seja com tráfego, seja com vendas, quando se tem alguns sites classificados na primeira página do Google que é atualmente o buscador mais popular da internet.

Se você tem um site e deseja uma boa exposição na internet, será preciso fazer um trabalho focado a fim de ranquear  no Google para atrair o tráfego orgânico para seu projeto.

O Google está constantemente mudando e evoluindo, e você precisa acompanhar suas mudanças.

Dentre as mudanças mais recentes,  temos as atualizações de seu algorítimo (Google Panda e Google Penguin), que fizeram muitos sites de baixa qualidade, com bons rankings cairem nas pesquisas.

A missão do Google é fornecer  informações de qualidade para cada busca feita por seus usuários e  após implantar as novas regras, muitos sites que antes dominavam apenas por serem mais antigos, se perderam nas infinitas páginas dos resultados de pesquisa.

Isto se deve a falta de atualização, abuso de publicidade, demasiadas técnicas SEO, dentre outros fatores que levaram o Google a ranquear melhor sites e blogs mais novos,  mas com conteúdos relevantes a busca do usuário.

Mas afinal o que podemos fazer para tentar

aparecer na primeira página do Google?

google-ranking

Há muitas coisas que você pode fazer para obter uma melhor classificação no ranking do Google para seu site e muitas coisas que você não deve fazer.

Eu tentei listar algumas técnicas simples porém eficazes, que podem ser ser implantadas facilmente por qualquer webmaster iniciante na internet que pretende alcançar o tráfego orgânico, seja para obter o sucesso, ou seja para ganhar dinheiro na internet com seu projeto online.

1. Limitar sua publicidade

Se você tem uma mistura em suas páginas, e ninguém sabe o que é conteúdo e o que é publicidade, saiba que o Google e até mesmo outros buscadores estão punindo sites em alta desordem, e  isso pode diminuir o seu ranking de clasificação.

O Google vive de publicidade, mas considera a publicidade em excesso como um sinal de spam, ou site de baixa qualidade.

Lembre-se, o objetivo do Google é fornecer sites de qualidade no topo dos resultados de busca para seus usuários.

2. Utilizar o artigo marketing

Uma das melhores  maneiras de aumentar sua classificação no ranking do Google seria utilizar o marketing de artigos, em diretórios especializados, ou guest post em outros blogs, criando um link para a página que você deseja indexar.

Este método pode parecer um pouco difícil, por você ter que prover conteúdos diferenciados para o seu site, e o site de outras pessoas, mas funciona como uma bomba.

O Google não quer saber se quem criou o artigo foi o próprio dono do site linkado, e dá relevância total para bons artigos que possuem um link para outro site em questão.

Lembre-se: você nunca deve criar um artigo em seu site, e copiá-lo para outros sites externos, pois assim poderá sofrer penalizações por conteúdo duplicado.

3. Prover conteúdo relevante e de qualidade

Uma das coisas mais importantes a se fazer para se melhorar o SEO  de um site, é fornecer conteúdo de qualidade com palavras-chave relevantes. Qualidade é sempre mais eficaz do que  quantidade.

Não adianta ter  uma tonelada de páginas com baixa qualidade em seu site,  apenas para dizer que tem conteúdo. Certifique-se que os artigos que você escolhe são relevantes para o seu site e fornecem informações úteis para seus visitantes.

Além disso, certifique-se de adicionar novos conteúdos numa base regular.

4. Adicionar o  botão Google +1

Ao  se cadastrar no Google Plus e adicionar um botão Google +1 em seu site, você poderá ajudar a elevar o seu site no ranking do Google.

Sempre vejo em blogs sobre SEO, e no próprio blog do Google, que uma das coisas que o Google  mais vem olhando é o nível de importância e relevância do seu site para os usuários da internet como um todo.

Com este botão, você pode obter indicações de seus amigos e usuários do site. Clicando nele os usuários demonstram que gostaram do conteúdo e sugerem seu site para seus  amigos nos resultados de pesquisa.

Quanto mais recomendações tiver do conteúdo mais bem indexado será o seu site perante os concorrentes do seu nicho.

Isto irá fazer com que o Google entenda que o seu site é relevante nas pesquisas, aumentando seu ranking na página de resultados e também irá obter uma exposição maior  para o seu site, gerando mais visitas.

5. Tornar-se um blogueiro profissional

Se você ainda não fez isso, pense na possibilidade de adicionar um blog para seu site de negócios. Blogar é uma maneira altamente eficiente de aumentar o seu ranking.

Com um blog você poderá adicionar muitas páginas com palavras-chave e conteúdos relevantes aos seus usuários, e ir inserindo links  para o seu site de negócios.

As páginas de  qualidade serão indexadas e irão atrair visitantes orgânicos e consequentemente irá atrair mais visitantes para seu site também.

Outra enorme vantagem de ter um blog em conjuto com um site estático, é que um blog pode aumentar a quantidade de links vindos de outros sites, elevando seu ranking nos mecanismos de busca.

6.  Criar links internos e externos

Ligações externas de qualidade são difíceis de se conseguir, mas são uma ótima maneira de adicionar relevância e importância para o seu site no ranking do Google.

Se você não está conseguindo links de outros blogueiros de seu nicho espontaneamente, crie-os você mesmo.

Ofereça-se para um guest post em blogs de alta qualidade, pois esta é uma das melhores maneiras de se conseguir bons links e aumentar seu posicionamento no ranking do Google.

Comente e participe de outros blogs, pois apesar dos links  de comentários serem nofollow, você irá estabelecer sua presença na internet.

Caso tenha a oportunidade de escolher o texto âncora,  sempre use palavras-chave  relevantes para a página que você quer melhorar na classificação dos buscadores.

7. Participar de redes sociais

As mídias sociais tem um papel importante em SEO. Seja ativo com seus fãs e seguidores. Não deixe apenas mensagens de vendas, links de cadastro em marketing multinível e coisas obsoletas.

Envolver-se em conversas, postar novas informações, artigos  e envolver-se com os seus visitantes pode aumentar a participação de seu site na internet,  que consequentemente será mais compartilhado, gerando mais links nas redes sociais.

Facilite o compartilhamento pelas pessoas que gostarem de seu conteúdo inserindo uma sidebar, e botões das redes sociais que participa em um espaço bem visualizado do site.

8. Pesquisar e inserir palavras-chave relevantes no título, subtítulo e descrição da página

Palavras-chave podem desempenhar um papel importante em SEO, mas usando as palavras erradas podem fazer mais mal do que bem.

Certifique-se de pesquisar palavras chave para encontrar o que as pessoas estão usando para melhorar seu posicionamento no ranking do google.

Procure avaliar o nível de concorrência que terá que enfrentar para cada palavra, e tente utilizar as menos concorridas para uma melhor indexação.

O Google oferece uma ferramenta de palavra-chave chamada Google Keyword Tool.

Esta ferramenta gratuita lhe dará uma lista de palavras-chave, sua porcentagem de procura pelos internautas segmentados por região,  além de dados e estatísticas de quantas vezes elas já foram  utilizadas pela sua concorrência.

9. Não utilizar texto escondido

O texto oculto é o texto exibido em seu site, mas invisível para os visitantes. Uma maneira comum de fazer isto é definir a cor da fonte com a mesma  a cor do fundo.

A razão para fazer isso é adicionar uma grande quantidade de palavras-chave para os motores de busca,  sem tornar o seu conteúdo parecer redundante e cansativo para seus visitantes.

Muitos webmasters utilizam esta técnica de black hat seo para um melhor posicionamento para certas palavras. Não faça isso.

O Google considera isto como manipulação, já tem formas de identificar este ato, e se descoberto poderá penalizar seu site inteiro para ser banido do buscador,  ou quem sabe enviá-lo para o  final das páginas de busca.

É muito difícil, e até mesmo chato seguir estas normas impostas pelo google, você pode até se revoltar e não seguir tais regras, mas acredite, você  nunca iria alcançar o sucesso e tráfego de um site, sem o google.

10. Ligações recíprocas

As ligações de entrada e links de saída podem ser bons para seu site  se você seguir o procedimento adequado.

Não vincular com qualquer site a troca de links, e tente criar um link e receber outro em páginas diferentes ao postar artigos em seu blog.

Seja muito seletivo e tente fazer links para sites que são relevantes para o seu, e que acima de tudo  tenham conteúdo de qualidade.

Verifique suas ligações internas regularmente para certificar-se de  que não há  links quebrados.

Muitos  links quebrados em um único domínio irá chamar a atenção do google e de outros motores de busca. Links para sites de baixa qualidade ou sites de spam também é algo que você não deve  fazer.

Anos atrás, a quantidade poderia ter ser um bom impulso no rankeamento, mas agora a qualidade do link, é mais relevante do que a quantidade de onde vieram!

A obtenção de uma clasificação na primeira página ranking do Google é o objetivo de todo webmaster, e se torna muito lucrativo, para se ganhar dinheiro na internet com publicidade, programas de afiliados, blogs e vendas diretas ao consumidor.

Isso pode ser feito por qualquer pessoa com um nível de experiência básica em internet. Pode ser feito até mesmo por quem nunca teve um site anteriormente sem a necessidade de contratar serviços de empresas de SEO ou link building.

 Com as novas atualizações, contratar uma empresa para esta tarefa tem se tornado um tiro no próprio pé.

Para conseguir alcançar seus objetivos,  você precisa ter paciência, ser persistente, e se manter a par dos métodos de evolução, e atualizações do google.

Espero ter ajudado e até o próximo artigo 😉

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