Como criar conteúdo de qualidade para sites e blogs

Vamos ser sinceros, criar conteúdo otimizado para monetizar um site, e aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de pesquisa,  pode ser um grande desafio para blogueiros iniciantes.

Prover um ótimo conteúdo em seu site, blog, ou portal de notícias, se torna realmente necessário para quem pretende gerar tráfego, atrair confiança, e monetizar seus projetos, seja com vendas de produtos, anúncios, ou programas de afiliados.

Porém para criar bons conteúdos devemos nos concentrar em criar artigos originais, explicativos e cativantes ao mesmo tempo, com o intuito de prender a atenção do leitor em nosso site.

Por definição, o conteúdo de um site é uma forma de publicidade que consiste na integração do que é promocional, juntamente com a publicidade propriamente dita.

Ou seja você deve entregar a mensagem com entretenimento, ou conhecimento fazendo com que a publicidade se torne muito mais agradável e consequentemente natural e contextualizada com o universo do público alvo, seja através de música, vídeo, texto ou postagens em redes sociais.

Se você está criando um novo site, ou blog, e tem dificuldade em criar novos conteúdos para seus leitores, veja abaixo algumas dicas matadoras, que eu mesmo utilizo para gerar conteúdo de qualidade para o meu blog.

Como criar conteúdo de qualidade para sites e blogs

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A pesquisa de conteúdo

Antes de criar um novo conteúdo para seu site, recomendo que faça uma pesquisa no planejador de palavras chave do Google, e veja se o assunto que pretende abordar tem uma certa procura para os usuários do seu nicho.

Ao fazer esta pesquisa vá criando uma pauta com as palavras e frases chave mais procuradas, sobre os mais prováveis assuntos que poderiam ser abordados.

Com estas frases e palavras chave, elabore os possíveis títulos para o seu novo conteúdo.

Depois de criar a pauta, escolha um dos títulos e faça uma pesquisa no Google utilizando o título do artigo que pretende desenvolver.

Assim você vai conhecer a sua concorrência, e ver o que há de mais relevante nas pesquisas sobre o assunto que pretende abordar.

Leia atentamente pelo menos os 5 primeiros resultados para se ter uma ideia do que poderá escrever no novo conteúdo  que será criado em seu site.

Liste os pontos principais do que foi entendido em um bloco de notas do seu computador.

Utilize estes pontos principais para criar subtítulos, e dentro de cada subtítulo vá criando os parágrafos explicando estes pontos principais com suas próprias palavras.

Lembre-se: jamais copie diretamente o conteúdo dos sites pesquisados, e busque criar um título original, e que ainda não seja utilizado por outros webmasters do nicho.

Para que seu site tenha relevância, sempre entregue naquele conteúdo, o que você prometeu no título, e busque ser o mais direto possível no decorrer do artigo.

O título do conteúdo

Vários profissionais da internet, também conhecidos como escritores, ou “copywriters” costumam dizer que o título é a parte mais importante do seu conteúdo.

Um título, deve ter o objetivo de chamar a atenção do leitor nos mecanismos de busca, lhe trazendo para o seu site após uma pesquisa sobre determinado assunto nos buscadores.

Por este motivo vamos focar um pouco mais em como criar títulos que realmente funcionam para atrair usuários para seu site.

O título de um conteúdo deve ser muito bem pensado, interessante, chamativo, e deve ser direcionado a alcançar o objetivo proposto no artigo.

Ao criar um título para seu conteúdo, ele não precisa ser definitivo, e você pode mudar o título se durante a criação do artigo, ele não ser mais relevante ao assunto abordado.

Alguns tipos de títulos

O título direto:  

O título direto pode parecer uma manchete, e deve contar resumidamente a história do conteúdo em questão, mostrando para o usuário o que ele vai ver no restante do conteúdo, mas sem descrever os meios de como chegar ao fato.

Com o título direto você pode resumir quase todo o conteúdo do artigo, porém as pessoas deverão ler o texto para compreender o que é proposto no título.

Ou seja você fala o que vai acontecer mas não fala como vai acontecer.

Veja alguns exemplos de títulos diretos

  • “Empreendedor digital revela novas técnicas para dobrar o tráfego do seu site em apenas 2 semanas”
  • “Nova técnica americana ensina como emagrecer de vez sem passar fome”
  • “Cientistas descobrem novo vírus que pode realmente preocupar a humanidade nos próximos anos”

O título indireto:  

O título indireto não vai direto ao assunto, e sua finalidade é despertar a curiosidade do leitor fazendo com que ele se interesse pelo assunto, e leia o artigo com a tendência de descobrir o que foi proposto.

O título indireto trabalha muito com metáforas, frases com duplo sentido e trocadilhos com a intenção de despertar a curiosidade do leitor a ponto dele clicar nos mecanismos de busca para terminar de ver  o restante do conteúdo.

Os títulos indiretos também podem ser utilizados em email marketing, para despertar a curiosidade do leitor fazendo com que ele abra a mensagem do email.

Veja alguns exemplos de títulos indiretos:

  • “Se você não abrir este email estará perdendo uma grande chance”
  • “Eu já sabia que podia conseguir, mas finalmente deu certo o que tanto sonhei.”
  • “Um vídeo (impressionante) sobre como aumentar o tráfego para sites”

Título “Como Fazer….”:  

O título como fazer é o ideal para gerar tráfego, conseguir seguidores, e ganhar autoridade para seu site.

Ele vai direto ao assunto e propõe ensinar alguma coisa, ou resolver uma pendência que o usuário esteja necessitando.

Este é o tipo de título mais utilizado em sites e blogs, pois é exatamente isto o que as pessoas estão buscando na internet: resolver seus problemas.

Ao utilizar o título “Como fazer…” você deve entregar exatamente o que prometeu, ou seja um conteúdo de qualidade que propõe ensinar alguma coisa aos usuários.

Utilizar o título  “Como fazer…” se torna mais fácil produzir conteúdo, por focar em um objetivo próprio, e não criar uma reflexão sobre o assunto.

Basta fazer uma pesquisa sobre o assunto, e descrever o que entendeu sobre como fazer tal coisa, logicamente com sus próprias palavras.

Veja alguns exemplos de títulos “Como Fazer…”:

  • “Como instalar o WordPress em apenas três passos”
  • “Como criar uma planilha financeira no Exel”
  • “Como emagrecer sem dietas e com exercícios práticos”

Título “Manchete”:

A manchete é um tipo de título bastante interessante para chamar a atenção do leitor, e fazer com que a pessoa queira ler o restante do conteúdo.

Geralmente é utilizada em anúncios patrocinados, redes sociais, email marketing, e em portais informativos, de notícias.

A manchete tem o objetivo de fazer com que o leitor leia todo seu texto, após deixá-lo curioso a  respeito do título.

O título manchete, tem um apelo muito grande em técnicas de persuasão, usam metáforas,  sensacionalismo e credibilidade, além de geralmente possuir chamadas para a ação.

Veja alguns exemplos de títulos “Manchete”

  • “Revelado: técnica inédita garante lucro imediato, progressivo e inesgotável”
  • “Baleia enchalha na praia, e surfistas ajudam o animal”
  • “Emagrecer de vez tem como, clique aqui e veja um novo procedimento pioneiro no mercado”

Título “Pergunta”:

O título em formato de pergunta são muito interessantes por dar a capacidade de chamar as pessoas diretamente para seu conteúdo.

O título de perguntas funciona muito bem em mecanismos de pesquisa pois é possível criar conteúdos diretamente relacionado as perguntas das pessoas, e devemos responder no corpo do artigo a pergunta que foi feita no título.

Veja alguns exemplos de títulos “Pergunta”:

  • “Porquê você não ganha dinheiro na internet?”
  • “Como arrumar uma namorada para casar?”
  • “Porquê meu telefone celular trava diariamente?

Como criar títulos realmente eficazes em seus artigos:

Utilize sempre títulos:

  • Como Fazer… (para ganhar dinheiro, para se livrar da dor, arrumar uma namorada, para emagrecer etc…)
  • Numéricos ou listas (7., 15, 20 dicas, truques, técnicas, macetes para alcançar tal objetivo)
  • Com a pergunta porquê (você, eu, as pessoas não conseguem tráfego qualificado, não ganham dinheiro, não emagrece, não arrumam um relacionamento legal)

O corpo do conteúdo

Como apresentar o conteúdo após definir o título:

O corpo do texto é algo que deve ser muito bem pensado, ter a finalidade de ajudar os leitores, e acima de tudo entregar o que foi proposto no título.

Veja abaixo algumas técnicas para criar um artigo, ou texto em seu site que podem melhorar amplamente a qualidade de seu conteúdo.

  • Palavras simples e práticas: Nada de palavras difíceis para parecer inteligente
  • Frases curtas, e parágrafos curtos e bem separados: Seu texto fica muito mais fácil de ler, muito mais prático, muito mais envolvente e profissional ao dividir o mesmo em parágrafos.
  • Usar Bullet Points ou numeração: Ajudam a quebrar o texto, explicam muito bem de forma resumida, são mais fáceis de ler, as pessoas gostam quando um assunto é explicado em listas.
  • Usar bons títulos e subtítulos: Uma técnica muito eficaz é dividir os artigos em subtítulos pois ajudam o leitor a chegar rapidamente em uma parte do artigo de seu maior interesse.
  • Usar imagens antes ou durante o texto: Pesquisas recentes feitas por publicitários comprovam que uma imagem antes de um texto/artigo, ajudam as pessoas a assimilarem melhor o assunto abordado. A imagem deve ser relacionada ao assunto da página.
  • Ser pessoal, e falar em primeira pessoa, diretamente com o leitor: Escrever como se estivesse falando diretamente com a pessoa, torna o texto muito mais fácil de ser entendido pelo leitor.
  • Usar outros recursos e incorporações quando possível: Quando possível utilizar vídeos, imagens relacionadas, apresentação de slides, citação a outros blogs. Isto deixa o texto muito mais dinâmico e acessível ao leitor
  • Use links para outros artigos, ou artigos de outras pessoas: Além de ser muito bom para o SEO do seu blog, isto pode diminuir a taxa de rejeição, mantendo o leitor no blog por mais tempo ao indicar conteúdos relacionados ao assunto abordado na página do site.

Ideias para criar um ótimo conteúdo

Quando você cria um ótimo conteúdo, as pessoas tendem a ficar mais no seu site, retornam novamente, você ganha autoridade, e o Google passa a ver o seu site como relevante ao seu nicho, aumentando a sua posição no buscador e consequentemente o tráfego do site.

Com isto você vai vender mais, ganhar mais dinheiro, ter mais credibilidade no mercado, e isto é o que todos nós queremos, mesmo que alguns digam o contrário.

Veja alguns formatos de conteúdo que podemos criar em um site ou blog para realmente ganhar dinheiro na internet.

Lista de recursos:

Uma lista com uma variedade de recursos para os usuários do seu site. Podem conter links para outros sites, uma compilação de dicas ou uma grande quantidade de informações com o tamanho reduzido.

Grandes listas numeradas tendem a chamar muito a atenção de seu público, os leitores gostam muito porquê contém muitas informações rápidas e diretas.

Veja alguns exemplos de títulos de lista de recuros:

  • “85 maneiras de atrair tráfego qualificado para o seu site.”
  • “25 formas de escrever uma carta de vendas eficaz”
  • “10 dicas úteis sobre como adestrar corretamente o seu cão”

Passo a Passo:

Compilar em passo a passo, um guia completo que resolve um grande problema do seu nicho.

Pode ser um artigo longo com várias imagens do passo a passo, uma série de vídeos, podcasts ou uma sequência de artigos.

Veja alguns exemplos de conteúdo Passo a Passo:

  • “Guia completo passo a passo para a construção de um site de nicho.”
  • “Tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro na internet.”
  • “Método passo a passo sobre como conquistar mulheres na balada.”

Estudo de caso / Reviews:

No estudo de caso, em vez de você falar sobre um assunto, você vai utilizar um produto, um curso, uma técnica, e fornecer exemplos do que você achou daquele produto, curso, técnica etc…

Ou seja no estudo de caso você deve fazer a análise detalhada de um produto, ou uma técnica aplicada, e dar seu parecer sobre o assunto, com opiniões verdadeiras sobre o que achou do item testado.

Os leitores adoram este tipo de conteúdo porque eles podem ver o que está sendo estudado antes mesmo da compra, e sabe que ao utilizar aquele produto, técnica, curso, treinamento, caso seja o resultado seja positivo para o autor, também poderão ter resultados positivos na compra do produto.

Veja alguns exemplos de títulos “Estudo de Caso” ou “Reviews”:

  • “Novo Smarthpone Samsung Galaxy S5 – Tudo o que você precisa saber”
  • “Aprenda a criar um curso próprio em 30 dias – Veja o método em um vídeo completo.”
  • “Vale a pena comprar o treinamento “Dinheiro na Internet” confiram o resultado do teste”

Sequência de Artigos:

Se você tem uma assunto, um curso, ou um texto  para passar, e for muito grande a quantidade de informações (assim como este artigo) você poderá partir este conteúdo em vários artigos.

Veja alguns exemplos de Sequência de Artigos:

  • “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense #Parte 1”
  • “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense #Parte 2”
  • “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense #Parte 3”

Entrevistas:

Está muito na moda entre os blogueiros atualmente entrevistar uma pessoa influente e conhecida em seu nicho. Sua entrevista pode ser gravada, escrita ou em áudio.

Uma entrevista beneficia os 3 lados: O autor da entrevista por ter conteúdo relevante em seu site, o leitor do site por ter as dicas do entrevistado, e o entrevistado que se torna uma referência no assunto da entrevista.

Veja alguns exemplos de Entrevista:

  • “Entrevista completa com Fulando da Silva Sauro, o Mestre do Marketing Digital”
  • “Podcast com Beltrano de Tal falando sobre os 5 pilares do internet Marketing”
  • “Fulando de Tal do site Tal revela os 10 maiores segredos que utiliza para ganhar dinheiro online”

A conclusão do conteúdo

Sempre no final do artigo, crie uma conclusão, com um resumo do que foi explicado, e dando o seu parecer, ou seja sua opinião pessoal sobre o assunto abordado naquele texto/vídeo/artigo etc…

Em sua conclusão reafirme o que foi proposto. Isto ajuda a manter o leitor no site, mostra sua autoridade, além de finalizar o conteúdo com muito mais dinâmica e profissionalismo.

Após isto caso seja necessário você poderá utilizar uma chamada para ação, indicando novos artigos do seu site, indicando um produto, ou outra leitura sobre o tema abordado para sites de terceiros que sejam relevantes ao assunto tratado no conteúdo.

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