Como divulgar seu blog na internet (métodos eficientes para gerar tráfego)

Uma das grandes dificuldades de quem pretende iniciar um blog seria a divulgação do projeto pela internet.

Ao contrário do que todos pensam, criar um blog e colocá-lo em funcionamento é a parte fácil do trabalho.

Conseguir tráfego qualificado e uma audiência considerável é o maior desafio dos blogueiros de hoje em dia.

Para que seu blog receba visitas, as pessoas têm que conhecê-lo, e visitá-lo frequentemente, pois um blog sem visitantes é como se fosse um grão de areia em um deserto sem fim.

A divulgação de um novo blog é um trabalho sempre contínuo, porém necessário para aumentar o tráfego e manter a sua audiência.

Felizmente vários processos de divulgação de blogs são gratuitos, e o que é melhor, podem ser automatizados.

Se você tem um blog novinho em folha e cheio de conteúdo para ser lido mas sem visitantes, ou se você já é um blogueiro veterano mas não tem a audiência que merece, seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: você precisa de tráfego, ou seja visitantes para o seu site!

Vamos passar algumas dicas básicas, mas realmente eficazes, para divulgar o seu blog e aumentar a sua audiência na internet.

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Como divulgar um blog na internet

Como-divulgar-um-blog

Em primeiro lugar, você precisa descobrir quem é o seu público alvo.

Como já dissemos aqui, é interessante focar seu blog em um assunto que você domine e tenha a ver com o seu negócio.

Entrar em um nicho em que conhecemos pode facilitar o processo, tendo em vista que você já identifica e conhece seu público, e suas necessidades.

Confira abaixo nossas dicas básicas de divulgação e espalhe seu blog por aí!

Indique um link do seu blog em sua assinatura de e-mail

Parece óbvio, mas muita gente esquece desta que esta é a maneira mais fácil e automatizada de divulgar um blog para seus todos os seus contatos.

Alguns aplicativos, como o WiseStamp (uma extensão para Firefox, Chrome e Safari), permitem que você crie uma assinatura de e-mail com links personalizados, para seu blog ou perfis em redes sociais.

Com ele, é possível cadastrar o feed RSS do seu blog, e adicionar um link para o seu post mais recente para todas as pessoas em que você enviar um email.

Parece simples, porém muito interessante, tendo em vista que seus contatos passam a conhecer o seu projeto na internet.

Faça comentários inteligentes em outros blogs

Essa é a estratégia de divulgação mais básica que pode ser utilizada por um blogueiro iniciante.

Consiste em você visitar os blogs do seu nicho e utilizar um logo do Gravatar para fazer comentários.

Agindo desta forma você vai dar-se a se conhecer, para a comunidade, além de criar um link especial com o seu nome nos comentários que você deixar em outros blogs, te identificando como autor.

Mas, atenção, não estamos falando em visitar mil blogs aleatórios e deixar um comentário genérico como “Visita lá o meu blog!”.

Foque seus esforços, procure por outros blogs que tenham alguma relação com o seu e deixe comentários inteligentes, que estimulem a discussão entre os leitores.

Se suas observações e ponto de vista forem interessantes, são grandes as chances de as pessoas passarem a visitar o seu blog também.

Divulgue seu blog nas redes sociais

Sempre que publicar um novo post, espalhe ele por todas as redes sociais em que você criar um perfil!

Faça uma postagem no Twitter com uma título e uma chamada interessante, utilize uma bela imagem relacionada para compartilhar cada artigo que for criado também no Facebook.

Procure por fóruns relacionados ao assunto do seu blog, ou mesmo comunidades ou grupos em redes sociais que são relacionados ao seu nicho.

Qualquer lugar é um bom lugar para se criar um link e divulgar seu trabalho principalmente  se é lá que sua audiência está.

Crie uma newsletter para divulgar o blog

Alguns serviços, como o Feedburner, permitem inserir em seu blog um campo onde seus leitores podem cadastrar um e-mail para receber seus novos conteúdos automaticamente.

No entanto, nada impede que você crie um boletim personalizado para seus visitantes, utilizando um script como o Interspire Email Marketing, ou outros serviços pagos como o Mail Chimp, ou Aweber.

Com uma newslleter você pode divulgar seus posts ou outros assuntos de interesse do seu público, e inclusive fazer vendas para programas de afiliados ao recomendar produtos relacionados ao seu público alvo.

Mas atenção, nada de sair comprando lista de e-mails e enviar sua newsletter para pessoas que não requisitaram; isso é considerado SPAM e o efeito será completamente o oposto do desejado.

Faça o cadastro em ferramentas de pesquisa

Use serviços como o SubmitForce para cadastrar seu blog nas principais ferramentas de busca internacionais.

Tome cuidado para utilizar um e-mail descartável nesse tipo de ferramenta, pois você pode  receber muito SPAM ao se cadastrar em tais sistemas.

Se tiver tempo vale muito a pena o cadastro no maior número possível, mas de imediato eu indico que cadastre seu site em  pelo menos nos indicados abaixo.

Cadastre seu site no Google,  no BING,   e  no  YAHOO.

Ferramenta de cadastro em  mais de 180 buscadores: clique aqui

Ferramenta  de cadastro em mais de 300 buscadores: clique aqui

Como aumentar a credibilidade de um blog na internet

Ter credibilidade pode fazer toda a diferença para um blog, principalmente quando ele representar uma marca ou recomendar produtos aos seus leitores.

Quais são os caminhos a serem tomados para que seu blog tenha credibilidade perante o seu público?

O que deve ser evitado? Como fazer com que seu blog não passe de apenas uma imagem de falso, meramente comercial ou pouco confiável?

Reunimos aqui algumas dicas  para garantir que seus leitores passem a confiar mais no seu conteúdo.

Conteúdo original

Quem copia e cola notícias sem acrescentar nada está perdendo a oportunidade de criar credibilidade com seus visitantes.

Seu post é inspirado em outro post ou notícia? Apenas indique um link, ou se necessário copie apenas os trechos mais relevantes citando a fonte, mas nunca deixe de acrescentar seus comentários e conclusão no final da matéria.

O que importa para quem lê o seu blog é ter uma nova visão sobre o assunto e não o mesmo texto que ele pode encontrar em outros sites.

Profundidade

Antes de publicar uma nota rápida sobre o assunto pesquise mais sobre ele, olhe as primeiras respostas no Google, descubra se existem listas de discussão que tratam do tema, se existem vídeos no Youtube ou se o assunto já foi tratado em outros blogs.

Nada contra notas rápidas, mas para conquistar sua audiência você precisa ser mais profundo, ao citar um material completo com todas as referências, o seu visitante perceberá que você tratou o assunto com seriedade e provavelmente voltará.

Propaganda

Excesso de propaganda atrapalha a leitura e pode acabar tirando a concentração do seu leitor. Se você tem mais propaganda do que conteúdo em seu blog, muitas Pop-ups se abrem durante a leitura, ou se todos os seus links indicam para um site de vendas,  é bom você rever seus conceitos.

A ideia é que seu blog seja um canal que passe conteúdo relevante sobre sua marca e área de atuação e não que ele seja um amontoado de banners e textos publicitários.

Conclusão

Como dito anteriormente criar um blog, e colocá-lo em pleno funcionamento é apenas uma parte do trabalho. Mais do que fazer uma divulgação eficiente o difícil é alcançar audiência e credibilidade perante seu público.

Além das dicas acima é importante ter paciência, pois blogs ligados a marcas sempre serão vistos com desconfiança, até que você mostre que não está apenas fazendo propaganda, mas gerando conteúdo útil de verdade para seu público alvo.

A melhor maneira de um blog ser considerado de confiança é aumentar a quantidade de leitores fiéis e criar uma comunidade em torno do seu blog é essencial.

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