Curso grátis para a criação e o lançamento de um site WordPress

Guia para a criação de um site WordPress

O lançamento de um site WordPress pela primeira vez, pode ser  um processo complicado e difícil para iniciantes, especialmente se esse site vai representar o seu negócio online.

Os riscos são maiores quando se trata de um site de negócios, pois  você precisa ter um olhar mais  profissional, mesmo que seja o seu primeiro site a ser lançado na internet.

Quando se almeja criar um negócio online, o site é como a sua loja: representa a sua empresa, sua marca.

Ele será o que as pessoas vão usar, em primeira instância para fazer uma impressão boa ou ruim sobre o seu negócio na internet. Portanto, há vários aspectos diferentes que você precisa pensar cuidadosamente ao criar seu site wordpress.

Eu sei que pode parecer difícil criar um site wordpress pela a primeira vez, mas se a instalação for feita com cuidado e atenção, você verá que é mais simples do que imaginava.

Então eu criei um guia passo-a-passo para ajudá-lo através do processo para criar um site como este utilizando a plataforma WordPress, desde a contratação de uma hospedagem, o registro de um domínio, até a instalação do website.

wordpress

1- Escolher e registrar um nome de domínio

O primeiro passo é escolher um bom nome de domínio . Este é um dos passos mais importantes para começar um novo site.

O nome de domínio que você escolher pode afetar o SEO do seu site, e a forma como ele será classificado nos buscadores.

Além disso um nome de domínio pode influenciar no retorno de muitos visitantes  e na credibilidade do seu negócio na internet.

Se isso parece um pouco difícil de entender, aqui vai algumas dicas para ajudar você a escolher um nome de domínio que vai ajudar, a não prejudicar suas chances de sucesso nos negócios online:

Busque registrar o nome de sua empresa como o seu nome de domínio. Caso não consiga o nome de sua empresa, há algumas outras opções como utilizar o seu próprio  nome pessoal ( modo utilizado por muitos internet marketings da atualidade).

Isto irá melhorar o SEO do seu site, e se tornará mais fácil para que potenciais clientes lembre-se de seu site WordPress pelo nome de sua pessoa, ou pelo nome de sua empresa.

Faça o seu nome de domínio fácil de se lembrar e único. Isso reduz a chance de que as pessoas que tentam encontrar o seu site acharem o site de um concorrente.

Procure não utilizar hífens e números pois pessoas são mais propensos a esquece-los bem mais do que  palavras ou frases.

Algumas hospedagens oferecem gratuitamente ferramentas úteis para encontrar nomes de domínios disponíveis.

Procure por “Verificar disponibilidade de Domínios”  digite o nome do domínio e a ferramenta irá verificar se o domínio em vista está disponível para registro.

Caso não consiga registrar seu próprio domínio, algumas hospedagens também oferecem este serviço gratuitamente desde que você hospede seu site na hospedagem que disponibilize o serviço.

Caso precise de mais informações sobre  como escolher o melhor nome de domínio para o seu site, poderá encontrar neste artigo:

2- Encontrar um provedor de hospedagem

Como proprietário de um website WordPress, você tem um monte de opções de hospedagem para escolher. Algumas oferecem um excelente serviço, enquanto outras podem deixá-lo lutando para sair de seu contrato.

Várias empresas oferecem pacotes de hospedagens que parecem ser de grande valor. Mas existem pessoas que sempre optam por serviços mais baratos e que prometem tudo incluso.

Tenha atenção e cautela na escolha, pois caso a hospedagem escolhida começe a lhe trazer problemas, isto poderá custar o sucesso de seu negócio, que seria bem mais caro do que o preço pago por um serviço confiável e estável.

Como você está  na criação de um site de negócios na internet, será preciso encontrar um host que seja confiável e que será capaz de lidar com a quantidade de tráfego e largura de banda que você deseja.

Ao olhar para uma hospedagem em seu site WordPress, você deve pensar no futuro, caso o site venha alcançar o alto tráfego, pois não existe nada mais chato do que migrar de provedor quando as coisas começam a fluir.

Para isto deverá prestar atenção nas seguintes características básicas.

  • Uptime
    Uptime é a quantidade de tempo que a hospedagem garante que seu site estará funcionando e no ar. Se o seu site cai frequentemente devido a questões de hospedagem, isso irá impedir que visitantes frequentes retornem,  e fará com que você perca  tráfego valioso, principalmente se tratando de um site de negócios wordpress. Portanto quanto maior o uptime, melhor é a qualidade do serviço oferecido
  • Suporte
    Teste o serviço de suporte  da empresa de hospedagem em vista antes mesmo de fechar o contrato. Você pode não precisar usá-lo no futuro, mas se o seu site cair, e você não conseguir entrar em contato com a hospedagem,  você ficará na mão deles, estará perdendo tráfego e dinheiro, e provavelmente ainda será considerado antiprofissional pelos seus visitantes.
  • Velocidade e largura de banda
    A velocidade do servidor e a largura de banda de rede de sua hospedagem irá afectar a experiência dos visitantes de seu site. Para estar no lado seguro, eu recomendo escolher um pacote que oferece velocidade e largura de banda ilimitada . Caso contrário, quando o número de visitantes crescer, seu site novamente poderá sair do ar antes do fim do mês por exceder o limite de banda do servidor contratado.
Eu tive experiências muito negativas com hospedagens,  por isso recomendo altamente a melhor hospedagem que tenho utilizado até hoje que é a Hostgator.
Você pode encontrar mais informações sobre questões de hospedagens aqui:

3- Baixar e instalar o WordPress

Existem vários e muito bons gerenciadores de conteúdo populares na internet mas aqui iremos utilizar a plataforma WordPress.

É fácil de usar, vem com uma série de temas de aparência profissional, possui inúmeros plugins que facilitam o trabalho, além de ser altamente personalizável.

Caso tenha interesse também poderá utillizar outras plataformas como Tumblr, Typepad, ou Joonla .

No entanto, eu ainda perefiro  usar o wordPress para a maioria dos meus sites, pois tem tudo que é preciso para começar a trabalhar pela internet com sites, criar um blog,  ou desenvolver um site de negócios pleno e direto.

Caso tenha interesse em utilizar o wordPress gratuitamente, poderá experimentá-lo utilizando o wordpress.com que é uma versão para sites gratuitos  hospedados nos servidores do wordPress.

Mas hoje estamos falando da criação e lançamento de  um site wordpress profissional.

Portanto  é extremamente necessário para se alcançar o sucesso,  utilizar uma verãso do wordpress que possa ser hospedada em um servidor privado e com domínio próprio já propagado.

Instalação Manual do WordPress

Baixe o WordPress já em português a partir deste site.  Siga o passo a passo descrito no próprio site para instalá-lo em seu servidor já com o domínio inserido e propagado na hospedagem escolhida.

  1. Entre no Cpanel de sua hospedagem.
  2. Crie um banco de dados
  3. Descompacte o arquivo baixado no site do WordPress
  4. Altere o arquivo config.php do WordPress, com os dados fornecidos na criação do banco de dados (nome, usuário e senha do banco)
  5. Faça o upload dos arquivos baixados no site do WordPress para seu servidor de hospedagem,  utilizando um programa FTP.
  6. Anote a senha fornecida  na instalação
  7. A instalação te levará até a página de login do sistema WordPress
  8. Caso isto não aconteça após enviar os arquivos abra seu navegador e digite o endereço:

www.seudomínio.com/wp-admin/install.php

Siga os passos e deixe o WordPress terminar a instalação.

Instalação Rápida

Uma outra forma mais fácil ainda de instalar o wordpress, é através do próprio Cpanel da hospedagem. Em apenas alguns cliques poderá instalar o seu novo site wordpress através do Quick Install, Fantástico, ou Softaculous.

Porém algumas hospedagens não possuem o recurso de instalação rápida.  Um outro problema é que utilizando esta instalação fácil, seu painel de controle geralmente vem instalado em inglês.

Todavia poderá mais tarde traduzir o WordPress para português muito facilmente, pois existem centenas de tutoriais na internet que ensinam como fazer este procedimento com segurança mesmo após o site já instalado, apenas editando uma linha do arquivo config.php, (define(‘WPLANG’,’en_US’) trocando os formatos de linguagem en_Us por pt_BR.

4- Escolher um tema e uma logomarca para seu site

Uma vez que você escolheu um domínio, assinou um pacote de hospedagem web, baixou o wordpress, e fez o upload para seu servidor, já poderá entrar em seu painel de controle,  e o próximo passo será  trabalhar no design de seu site wordpress.

Isso envolve a criação de uma logomarca para o seu site de negócios, caso  ainda não tenha uma pronta.

A criação de uma logo é extremamente necessário, para que a sua marca  possa ser reconhecida, e lembrada pelos  seus futuros visitantes.

Na página de ferramentas deste site você tem alguns programas gratuitos que facilitarão o processo de criar a sua própria logomarca para seu novo site wordpress.

Será preciso também, escolher o aspecto visual do site. Através do painel de controle você pode fazer isso, escolhendo um “tema” ou o que chamamos de “Template“.

Escolha um modelo que atenda suas necessidades iniciais.

Após escolher um tema ao seu gosto dentre os milhares disponíveis, basta  personalizar alguns aspectos para que o tema se molde e passe a  se adequar ao seu negócio, como a criação dos menus, e de novas páginas como: Home, Quem Somos, Contato, Serviços, Produtos etc… 

Criar um site wordpress pode ser fascinante, pois esta plataforma permite que você crie seu próprio negócio na internet sem ter que aprender a trabalhar com códigos, ou outras linguagens extremamente difíceis para iniciantes como PHP, ou CSS.

Eu recomendo testar seu site em vários navegadores diferentes antes de adicionar conteúdo, para garantir que o tema escolhido seja totalmente compatível com os principais navegadores que os visitantes podem usar, como: Firefox ,Chrome , Internet Explorer e Opera .

Se possível, você deve também deve verificar como o seu site aparece em um dispositivo móvel, pois muitas pessoas atualmente acessam e navegam na internet usando telefones inteligentes e tablets.

5- Adicionar categorias a seu site wordpress

Uma vez que você estiver logado no painel de administração de seu site wordpress, será preciso gerenciar os assuntos que serão abordados. Para esta finalidade você poderá criar as categorias .

Dentro do painel de administração do site wordpress entre em Posts/Categorias/Adicionar nova categoria. Crie categorias relacionadas aos assuntos que serão abordados no conteúdo de seu site.

Depois de ter preenchido o nome,  para uma categoria clique em “Adicionar categoria.” Você vai precisar fazer isso uma vez para cada categoria que você deseja adicionar de acordo com os temas abordados em seu novo site wordpress.

6- Adicionar as entradas de cada categoria: artigos e conteúdo

Agora é a hora de começar a escrever! O que você  tem a dizer para o mundo?  Quais são suas idéias para conteúdo de seu site novo site wordpress? É sempre bom ler o que seus concorrentes e colegas blogueiros têm a dizer. Procure ler também sites que oferecem notícias sobre o assunto.

Use suas idéias para chegar a esses sites, pesquisando no google.   Começe a escrever conteúdo relacionado ao seu nicho, buscando ser melhor que seus concorrentes.

Nunca vale a pena plagiar! As pessoas querem saber a sua perspectiva única sobre as coisas; e não é bom escrever exatamente a mesma coisa que todos os outros estão escrevendo.

As pessoas querem saber o que você pensa! Crie pelo menos um artigo em cada categoria inserida  antes de começar a divulgar seu novo site.

7- Prezar pela qualidade do conteúdo

Mais importante do que a forma como você irá  inserir seu conteúdo, será o tipo de material que você pretende postar. Eu tento fazer meus artigos extremamente completos.

É por isso que este artigo já está tão grande,  pois eu busco garantir que as pessoas que estiverem lendo meu artigo possam realmente conseguir instalar um site wordpress a partir do zero.

Será preciso se  concentrar em escrever material que realmente ajude as pessoas, para que elas possam voltar, e se tornarem visitantes fieis de seu novo site wordpress .

Eu quero que este site seja um lugar onde as pessoas possam encontrar ajuda para suas questões relacionadas a criação de um infonegócio.

Gostaria que todos que passarem por aqui pudessem crescer junto comigo, simplesmente por dedicar parte do seu tempo para ler o que eu tenho a dizer.

O que eu busco todos os dias na verdade é que este site seja o melhor site para todos os meus visitantes.

Muitos de vocês provavelmente estão apenas pensando em criar um site  visando o dinheiro que ele possa lhe dar. Eu faço questão de deixar bem claro também que todo o meu trabalho é feito visando ganhar dinheiro com este site.

Acontece que existe uma diferença enorme entre querer ganhar dinheiro, com trabalhar visando lucros a médio e longo prazo. Eu ensino as pessoas a ganhar dinheiro online o tempo todo.

Mas a verdade é que a maioria das pessoas que eu ensino não querem fazer um trabalho consistente. Querem apenas ganhar o dinheiro.

Querem fazer o mínimo possível, e acham que irão ficar ricos com isto em pouco tempo. Estou sempre lendo os blogs e sites dos empreendedores online de sucesso , e há uma mentalidade comum que todos eles têm.

Eles querem que seus sites sejam o melhor absoluto entre seu nicho, pois isto é uma atitude profissional de cada empreendedor.

Uma coisa é certa, para alcançar o sucesso eles trabalharam muito pra isto, e  fizeram de  tudo para tornar seus sites o melhor que puderam. Você deve ter em mente que quando você está começando do zero, você não vai ser o melhor de imediato.

Com o tempo, você pode estabelecer o seu site ou blog na internet, conquistar uma renda passiva, e o que é melhor ser uma fonte de informações e grande recurso para outras pessoas.

8- Lançamento do site WordPress

Após criar as categorias iniciais, menus, páginas e inserir algum conteúdo interessante, você estará agora em fase final do seu processo de criação do seu primeiro website, mas a viagem para a construção de um negócio on-line está apenas começando.

Uma vez que seu site está pronto para o lançamento, você precisa  focar na promoção e marketing para atrair visitantes, novos leitores e quem sabe até clientes potenciais.

Poderá fazer isso através da criação de um blog, a criação de uma presença nas redes sociais, participando da comunidade do seu nicho,  postando artigos em outros blogs populares, ou usando a publicidade online gratuita ou paga através de serviços como o Google AdWords ou Facebook Ads .

Espero ter Ajudado 😉

Assine nossa Newslleter e receba em seu e-mail dicas valiosas sobre como CRIAR DO ZERO seu próprio negócio online usando apenas o seu computador e a internet para ganhar dinheiro extra.
PS: Se você está procurando um Treinamento Completo que ensina como Criar um Negócio Online Altamente Lucrativo para Ganhar Dinheiro na Internet, mesmo que você não tenha experiência, recomendo que você conheça este treinamento aqui.

como ganhar dinheiro na internet com o Fórmula negócio online

Gostou? Deixe seu comentário.

Em Destaque
Veja como montar um negócio na internet para ganhar dinheiro agora!!!

Super Kit Renda Online MBS Digital

Acesse o link e conheça nosso sistema completo para se ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa com seu próprio negócio online.

Super kit para ganhar dinheiro com sites profissionais integrados com Pagseguro + 11 Produtos para se revender + Direito de Revenda do Pacote por um preço especial!!!

Abra seu próprio negócio na internet ainda hoje!!! Super Kit com Sites de Vendas Prontos + Produtos Digitais para Revenda

 

Curta nossa página de fãs do Facebook e fique sempre em dia com as nossas atualizações.