Idéias simples para atrair tráfego grátis para seu site (guia completo)

Recentemente fizemos um artigo sobre como atrair tráfego pago para um site utilizando o Google Adwords .

Hoje iremos abordar formas sobre como conseguir tráfego gratuito para um site, pois muitos iniciantes ainda não tem dinheiro para pagar uma campanha de links patrocinados.

Primeiramente, antes de utilizar as formas de atrair tráfego para um site que vamos relacionar abaixo,  devemos pensar no usuário do site.

Não adianta ter um site com um template bonito,  cheio de publicidade, ou produtos para vender, sem ter pessoas que visitam este site.

Por este motivo ao criar um site com a intenção de ganhar algum dinheiro com ele, crie o site não somente pensando no dinheiro, mas nas pessoas que poderão visitá-lo futuramente.

Atrair Tráfego Grátis é possível?

Sim é possível, e digo mais, é possível conseguir muito tráfego grátis com um trabalho correto focado em palavras-chave que tem muitas buscas, e pouca concorrência.

O tráfego grátis, ao contrário do tráfego pago, não precisa gastar dinheiro, mas em compensação, gasta-se muito tempo e trabalho para se conseguir uma boa quantidade de tráfego sem investimentos.

Ou seja, muitos destes meios de geração de tráfego grátis, exigem uma certa quantidade de tempo para que possamos ver os resultados.

É também importante mencionar que o tráfego grátis,  geralmente não é tão específico e qualificado em comparação ao tráfego pago.

Como atrair tráfego grátis para um site

atrair tráfego grátis para o meu site

Existem muitas maneiras de atrair tráfego grátis para um website, porém dependendo do nicho muitas delas são uma total perda de tempo.

Vamos abordar abaixo as maneiras mais práticas para gerar tráfego, mas que podem ser utilizadas pela maioria dos sites, independente do seu nicho de atuação no mercado.

SEO

Search Engine Optimization, ou SEO é um conjuntos de técnicas para otimização de um site com o intuito de aparecer nas primeiras posições dos motores de busca como Google, Yahoo, e Bing.

Existem diferentes métodos e estratégias para que o nosso website possa ter um melhor resultado diante da visão dos buscadores, e muitas delas podem nos levar as primeiras posições para uma palavra chave relacionada ao nicho.

Os principais métodos que podemos utilizar em SEO:

  • Criar conteúdo de qualidade sem erros de ortografia
  • Tentar criar links em outros sites relevantes (isto pode lhe dar uma boa reputação aos olhos do Google, especialmente se o site for do mesmo nicho, e uma autoridade no assunto).
  • Criar bons títulos em artigos que podem ser otimizados com a palavra chave que se pretende ranquear
  • Criar subtítulos com palavras-chave  (h1, h2, e h3)
  • Inserir palavras-chave que se pretende ranquear nos artigos em torno de 1 ou 2% de densidade
  • Criar uma descrição chamativa, com a palavra-chave embutida
  • Criar um site  fácil de navegar,

Estes são fatores que podem afetar no ranking que o site ocupa nos motores de busca, atraindo tráfego grátis ao conseguir a estar na primeira página dos buscadores.

Ficou em dúvida, não sabe o que é SEO, ou como fazer SEO corretamente para seu site?

Então não deixe de conferir nossa categoria SEO e mecanismos de busca.

Criar Parcerias e escrever Guest Posts

Este método deve ser mais usado quando você já tem um site ou blog onde você oferece uma boa quantidade de conteúdo.

Procure por outros blogs do seu nicho, que estão mais bem classificados e entre em contato com outros blogueiros buscando a oportunidade de escrever um artigo ou fazer um vídeo como convidado do blog.

Crie parcerias, e não veja seus concorrentes apenas como concorrentes. Essa estratégia lhe dará grande visibilidade e boa reputação.

Quando tiver a oportunidade de escrever ou contribuir como convidado de outro blog, certifique-se de que o conteúdo que você oferece é de grande valor e interesse dos visitantes do outro blog.

Este método, apesar de dar um grande trabalho, funciona muito bem, principalmente quando se consegue um post convidado em um blog de grande tráfego e relevância ao seu nicho.

Isso garante uma impressão muito boa, cria links poderosos para uma melhor classificação, e de quebra você terá muito mais visitas grátis em seu site.

Video Marketing

Criar um canal no YouTube, e fazer vídeos que sejam realmente bons, sobre consultorias, tutoriais e outras coisas relacionadas ao seu nicho pode atrair centenas de pessoas interessadas em seu site.

Os vídeos podem trazer um grande destaque para, gerar conteúdo para o próprio site, e gerar tráfego grátis do Youtube, o maior canal de vídeos da internet.

Embora eu ainda não tenha um canal no YouTube, eu recomendo fortemente que você comece a ver os diferentes métodos de marketing de vídeo.

Esta é definitivamente uma grande oportunidade para ganhar dinheiro, fama, e ainda divulgar seus projetos pela internet. Recomendamos fortemente a criação de alguns tutoriais ou guias sobre o tema do seu site e enviá-los para o YouTube.

Você pode usar softwares como o Camtasia Studio, onde você grava tudo o que você faz no seu computador, e se não quiser  aparecer nos vídeos utilize slides explicativos, utilizando o PowerPoint.

Ranquear Imagens

Ao inserir artigos, postagens ou notícias em seu site, busque colocar uma imagem com o tema do assunto abordado na página. Esta imagem deve conter um nome e seu formato.

Muitas vezes buscamos imagens na própria internet, e o que encontramos são imagens com o nome mais ou menos assim: “images12548845522.jpg”

Vamos supor que estamos escrevendo um artigo sobre flores, logicamente vamos procurar uma imagem de uma flor, e neste momento encontramos uma imagem interessante, porém com um nome parecido com o exemplo acima.

Se você renomear a imagem para “flor.jpg” é possível que as pessoas que procuram por “imagens de flores” no Google Imagens, possam encontrar o seu site através daquela imagem.

Insira também a “tag alt” em cada imagem que for disponibilizada em seu site facilitando para os buscadores entender do que se trata a imagem.

Caso sua imagem seja a primeira da lista para o termo pesquisado, com certeza seu site receberá tráfego gratuito referente as buscas das pessoas que pesquisarem por aquele termo, e logicamente mais pessoas terão conhecimento do seu site e passarão a visitá-lo constantemente.

Conteúdo otimizado

Que o conteúdo de um site deve ser bom todos nós já sabemos, porém não é somente a escrita que manda.

Existem alguns pontos chaves que podem lhe ajudar em um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, trazendo mais qualidade para o site e consequentemente para o usuário que o frequenta.

Veja abaixo a relação de pontos que você deve inserir em um conteúdo para que seu site se pareça mais organizado, estruturado e com mais navegabilidade para o usuário, atraindo mais usuários para o site e consequentemente mais tráfego grátis para o mesmo.

Para cada página criada em seu site tente  utilizar os seguintes itens.

  • Texto bem elaborado sem erros de ortografia
  • Imagem Ilustrativa de alta qualidade
  • Divisão do texto por Subtítulos
  • Parágrafos separados
  • Links Externos para sites relevantes ao artigo
  • Links Internos para conteúdos relevantes dentro do próprio site
  • Marcadores
  • Destaque de palavras chaves
  • Destaque de partes importantes do conteúdo

Redes Sociais

As redes sociais, sem dúvida, é um dos melhores métodos para gerar tráfego para um site.

Ter perfis profissionais em sites como o Facebook , Twitter, Google Plus, e Linkedin são maneiras pelas quais o seu conteúdo pode ser transferido de forma viral pelos próprios visitantes do site.

Logicamente que para ter sucesso em redes sociais, é importante ressaltar que devemos ter um comportamento adequado, produzindo e compartilhando conteúdo de valor com seus usuários, e não simplesmente fazendo propaganda do site e dos produtos.

Quem usa redes sociais apenas para fazer publicidade de algum site, produto ou serviço é considerado como Spam, e se torna ofensivo aos usuários que muitas das vezes ao invés de vir para nosso lado, correm da gente.

É muito melhor focar na construção de relacionamentos de longo prazo as pessoas interessadas em seu nicho .

 É necessário compartilhar informações com outros usuários que possam ser importante pra eles, e não apenas postar publicidade em seu perfil.

Por exemplo, se eu visitar um blog e ver um vídeo muito interessante, mesmo que seja de outro site,  eu posso compartilhar com meus usuários.

Este tipo de detalhe muitas vezes faz a diferença e ajuda muito a manter a expansão de sua presença na web .

Veja como eu trabalho nas redes sociais e tome um exemplo para seu site:

Social Bookmarkings

Os sociais bookmarkings são sites que permitem aos usuários adicionar, anotar, editar e compartilhar bookmarks, (marcadores) de documentos e sites na web.

Ao contrário do compartilhamento de arquivos , os bookmarking  podem ser utilizados para visualização pública ou fechada, com marcadores exclusivos a cada perfil de usuário, ou seja, um link para a página marcada.

As descrições podem ser adicionadas a estes marcadores na forma de “metatags”, para que o usuário possa entender o conteúdo do recurso antes de acessarem a marcação, além da possibilidade de atrelar palavras-chave ao conteúdo marcado.

Você pode conseguir um bom tráfego através dos sociais bookmarkings não só pelo compartilhamento de arquivos com outras pessoas, mas com a criação de links em vários domínios de alto page rank, onde seu site pode obter um melhor ranqueamento perante os buscadores.

Veja abaixo alguns dos mais famosos sociais bookmarkings que utilizo para criar links para o meu site, e que tem me ajudado a alcançar melhores posicionamentos nos buscadores.

Dica extra: Para quem utiliza sites WordPress, indico o Plugin de compartilhamento social AddThis Social Bookmarking Widget

Diretórios de Blogs

Os diretórios de blogs listados abaixo são sites de page rank entre 5 e 6, ou seja além de você divulgar seu site para centenas de pessoas frequentadores destes diretórios, ainda sim poderá criar backlinks para seu site ou blog.

Isto pode lhe trazer uma melhor classificação nos buscadores, e consequentemente atrair tráfego grátis para seu site.

Alguns deles como o Central Blogs e o Dihhit possuem até mesmo feeds RSS, onde cada conteúdo criado em seu site gera um backlink automático. Vale a pena conferir, e o que é melhor: É grátis .

Os Agregadores de links podem ajudar a divulgar seu site, além de criar uma linkagem externa que é totalmente essencial para um melhor ranqueamento nos buscadores.

Muitos agregadores de links são uma perda de tempo para sites de nicho, justamente por não aceitarem as postagens.

Dão preferência as futilidades, e humor. Porém os agregadores indicados abaixo sempre aceitam meus links, e com certeza poderão aceitar os seus.

Email Marketing

Apesar de estarmos tratando de métodos de atrair tráfego grátis para sites, com este método você pode ter um custo monetário  mas vale a pena porque com e-mail marketing você pode começar a construir uma lista de assinantes.

Pessoas que assinam sua lista são mais confiantes em si e em seu conteúdo.

Quando você tem uma grande lista de assinantes, ao enviar  uma mensagem sobre os novos artigos criados em seu site ou blog você pode gerar grandes quantidades de tráfego.

Este tráfego pode lhe trazer retorno financeiro, por cliques em publicidades ou venda de produtos afiliados, tornando o gasto com email marketing quase que gratuito.

Você que ainda não pratica email marketing, ou não tem um sistema de captação de emails? Então não deixe de conferir nossa categoria  Email marketing Eficiente e aprenda tudo sobre esta modalidade.

Conclusão sobre as formas de atrair tráfego grátis para sites

Ao praticar as técnicas descritas acima,  tenha em mente que os resultados podem não ser instantâneos, principalmente para um site novo na internet .

Ao contrário do tráfego pago Google Adwords , ou Facebook ADS, que em poucas horas nós podemos começar a ver resultados, o tráfego grátis,  em nada é garantido e pode levar tempo para que notemos os resultados.

Como estas estratégias podem não trazer resultados eficazes a curto prazo , é muito importante cultivar o valor da perseverança.

Não desistir e ser persistente são fatores essenciais para quem pretende ter sucesso na internet.

Não desanime se no início dos negócios, você não receber uma quantidade significativa de visitas por essas fontes de tráfego , é normal que isso aconteça.

Se persistir e continuar com motivação e determinação os seus esforços serão muito bem recompensados.

Isto conclui este guia que foi longo, mas se você leu até aqui, eu tenho certeza que ele pode te ajudar  a compreender as formas, de como atrair mais tráfego para seu site sem grandes investimentos.

Se você gostou do assunto, e gostaria realmente de aumentar o tráfego de seu site confira abaixo uma lista de artigos que podem te ajudar a conseguir melhores resultados na internet, e tenha em mente que o trabalho para o sucesso é árduo, porém bastante recompensador.

Espero que tenha gostado, e até o próximo artigo 😉

PS: Se você está procurando um Treinamento Completo que ensina como Criar um Negócio Online Altamente Lucrativo para Ganhar Dinheiro na Internet, mesmo que você não tenha experiência, recomendo que você conheça este treinamento aqui.

como ganhar dinheiro na internet com o Fórmula negócio online

Gostou? Deixe seu comentário.

Em Destaque
Veja como montar um negócio na internet para ganhar dinheiro agora!!!

Super Kit Renda Online MBS Digital

Acesse o link e conheça nosso sistema completo para se ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa com seu próprio negócio online.

Super kit para ganhar dinheiro com sites profissionais integrados com Pagseguro + 11 Produtos para se revender + Direito de Revenda do Pacote por um preço especial!!!

Abra seu próprio negócio na internet ainda hoje!!! Super Kit com Sites de Vendas Prontos + Produtos Digitais para Revenda

 

Curta nossa página de fãs do Facebook e fique sempre em dia com as nossas atualizações.