Como reduzir a taxa de rejeição de um site

A taxa de rejeição,  é um dos fatores que mais preocupam blogueiros e donos de sites por ser uma das métricas utilizadas pelo Google Analytics para definir a qualidade de um blog.

Os internautas procuram a todo momento informações em motores de busca para resolver seus mais variados problemas.

Este vai e vem frenético dos usuários modernos, e sua pressa em absorver mais e mais informações deixam muitos sites com a taxa de rejeição alta, mesmo possuindo bons conteúdos a seus usuários.

O que é taxa de rejeição

De acordo com o Google Analytics , a taxa de rejeição ou (Bounce Rate) é definida como a porcentagem de visitantes que entra em um site,  e sai pela mesma página que entrou, sem clicar em nada.

Ou seja, a taxa de rejeição é composta por  aqueles visitantes que acessam somente uma página de um site, durante uma visita.

Logo o Google entende que: se um visitante entrou no site e saiu sem nenhuma interação,  significa que este site está sendo rejeitado pelo usuário, ou seja não tem qualidade, ou não desperta o interesse do visitante aumentando assim a taxa de rejeição deste site todas as vezes que isto acontece.

Como reduzir a taxa de rejeição de seu blog?taxa-de-rejeição

Qualquer que seja a razão, uma alta taxa de rejeição poderá lhe custar um bom posicionamento nos buscadores, pois os mesmos estão penalizando blogs que possuem taxas de rejeição elevada.

Para eles, uma alta taxa de rejeição é um sinal de que seu blog não está fornecendo informações úteis o suficiente para que os visitantes cliquem nas páginas seguintes ou procurem novos conteúdos.

A questão é:  Como fazer com que seu  seu público seja atraído para ver outras postagens de  seu site?

É fato dizer que o conteúdo de qualidade é um elemento crucial para obter mais visitantes e convencê-los a explorar seu blog.

Mas também há outros fatores que podem determinar se o visitante irá ficar, ou sair de imediato pela mesma página que entrou.

Aqui estão algumas dicas testadas por mim mesmo, e que ajudaram a reduzir drasticamente a taxa de rejeição deste blog.

Acelere o seu Blog

Quanto mais rápido o seu blog carregar, menor será sua taxa de rejeição. Isso porque os visitantes nos dias de hoje querem a informação instantânea e não estão dispostos a esperar mais do que 5 segundos para uma página carregar.

Se o seu blog carrega lentamente, e fica girando navegador por mais de 8 segundos, mesmo com uma internet rápida, com certeza isto se torna um fator crucial, para que o visitante utilize o botão retornar do navegador antes mesmo da página terminar de abrir.

Os blogs que são otimizados para carregar rapidamente, estão mais  propensos a um melhor ranking nos buscadores,  fazendo com que o visitante se interesse por outras postagens.

Então, o que você pode fazer para acelerar as coisas? Você pode começar por se livrar de widgets e plugins desnecessários. Otimizar as imagens, e diminuir a publicidade excessiva da página em questão.

Para conferir o tempo de carregamento de seu blog utilize a Ferramenta do Google para Webmasters  ou  o site  GTmetrix que é uma ferramenta muito útil para avaliar o desempenho de um site.

Utilize também um plugin de cache como o Wp Super Cache, a fim de acelerar o seu blog e melhorar a largura de banda do servidor. Depois de instalado, este plugin vai gerar um arquivo HTML de cada página, e atualizá-lo automaticamente a cada meia hora.

Quando alguém acessar seu site, o servidor  irá exibir esse arquivo em html em vez de processar todas as tabelas necessárias do wordpress cada vez que o usuário trocar de  página.

Otimize o layout de seu site

Entendo que os templates de um site ou blog são muito subjetivos. As cores e layout do seu blog realmente depende do seu gosto. Minha sugestão é que o design deve ser atraente também para seus visitantes, e não apenas para você mesmo.

Você tem todo o direito de rentabilizar seu site, mas faça de uma maneira coerente e organizada. Coloque o conteúdo no lugar correto e a publicidade em local estratégico.

Se você usar uma popup  aconselho que você limite a usá-la apenas uma vez por dia para cada visitante, ao invés da popup abrir para cada página que for impressa .

Se o seu blog tem um bom conteúdo,  utilize um design minimalista, pois isto deve funcionar melhor do que um projeto confuso!

Navegação e usabilidade

Não utilize inúmeros plugins e widgets em seu blog  (principalmente quando não servirem pra algo extremamente útil).

Uma quantidade demasiada de plugins só vai aumentar o tempo de carregamento de cada página e podem ajudar o usuário a procurar um conteúdo que possa ser acessado mais rapidamente.

O menu principal deve estar no alto da página, para facilitar o acesso, indicando outras páginas que são realmente importantes,  nada mais que isso.

Tenha uma caixa de pesquisa, de preferência no cabeçalho ou na barra lateral do blog, facilitando a pesquisa ao internauta, e consequentemente fazendo com que ele acesse outras páginas.

Reduza o número de links externos na barra lateral, e deixe somente os links essenciais que complementam o conteúdo, ou de programas de afiliados que participa, logicamente com o atributo nofollow já inserido.

Crie apenas categorias necessárias e relacionadas ao assunto de seu site, e não coloque vídeos, principalmente quando o conteúdo não é seu em sua barra lateral.

Posts relacionados e postagens populares

Uma maneira bastante  eficaz de reduzir a taxa de rejeição é incentivar os seus leitores a visitar outros artigos.

Utilize um plugin capaz de listar alguns posts relevantes (com miniaturas, se possível), no final de todos os artigos de seu blog. Existem variados plugins para esta finalidade, mas o que utilizo atualmente chama-se Contextual Related Posts.

Este plugin tende a diminuir a taxa de rejeição por incentivar os leitores a encontrar postagens semelhantes, levando-os a clicar sobre este conteúdo para mais informações.

Outro método indispensável para diminuir a taxa de rejeição de um blog, seria a utilização do plugin  Most Popular Posts ou (mostre as postagens populares).

Este plugin quando utilizado corretamente na barra lateral, incentiva os novos visitantes a dar uma conferida em seus artigos mais populares. Utilize o plugin Most Popular Posts para esta finalidade e veja o resultado.

Para questões de usabilidade é extremamente essencial mostrar também na barra lateral suas últimas 10 postagens em links para que os usuários eventuais de seu blog não tenham que procurar por suas últimas atualizações. Ao instalar o wordpress esta configuração já vem pronta, então basta deixar como está.

Otimize seu blog para aparelhos móveis

Há cada dia que se passa, mais e mais pessoas utilizam dispositivos móveis como tablets e celulares para navegar na internet.  Estes dispositivos possuem uma navegação mais travada e difícil de utilizar em contrapartida com o teclado e mouse dos computadores.

Ao visitar um site com poucos links disponíveis, e uma usabilidade fechada, os visitantes móveis muitas vezes desistem de visualizar outras páginas do site, e consequentemente aumentam a taxa de rejeição do mesmo.

Ao utilizar as dicas acima com certeza já estará otimizando seu site para celulares, melhorando a usabilidade, com formas fáceis de pular de um conteúdo para outro.

Independentemente do quanto o seu blog está sendo bem exibido nos dispositivos, busque otimizá-lo para smarthphones e tablets facilitando a usabilidade do internauta, ao encontrar prontamente todos os seus melhores artigos e postagens recentes em qualquer página que venha a visitar.

Se você nunca pensou nisso, e acredita que seus visitantes possam ser somente de computadores,  pode estar perdendo um grande  público e pior ainda!  Existe a possibilidade deles serem os causadores de sua alta taxa de rejeição!

Então, considere otimizar seu blog para celulares e tablets para diminuir a taxa de rejeição de seu blog.

Conclusão

Mesmo exibindo publicidade dentro do meu conteúdo consegui diminuir minha taxa de rejeição para 0,86 % utilizando os métodos acima.

taxa-de-rejeição2

Acredito que este foi um resultado excelente, o que compensou  o trabalho que tive para as modificações.

Caso tenha uma taxa de rejeição elevada em seu blog, experimente utilizar um ou mais métodos acima. Certamente sua taxa de rejeição poderá diminuir, e seus usuários também ficarão satisfeitos.

PS: Se você está procurando um Treinamento Completo que ensina como Criar um Negócio Online Altamente Lucrativo para Ganhar Dinheiro na Internet, mesmo que você não tenha experiência, recomendo que você conheça este treinamento aqui.

como ganhar dinheiro na internet com o Fórmula negócio online

Gostou? Deixe seu comentário.

Em Destaque
Veja como montar um negócio na internet para ganhar dinheiro agora!!!

Super Kit Renda Online MBS Digital

Acesse o link e conheça nosso sistema completo para se ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa com seu próprio negócio online.

Super kit para ganhar dinheiro com sites profissionais integrados com Pagseguro + 11 Produtos para se revender + Direito de Revenda do Pacote por um preço especial!!!

Abra seu próprio negócio na internet ainda hoje!!! Super Kit com Sites de Vendas Prontos + Produtos Digitais para Revenda

 

Curta nossa página de fãs do Facebook e fique sempre em dia com as nossas atualizações.