Como hospedar um site em uma hospedagem grátis?

Sempre indiquei para meus  clientes que nunca tiveram um  site na internet a fazer testes,  usando uma hospedagem grátis, por ser um bom caminho para quem está começando com o primeiro projeto online sem ter gastos inicialmente.

Além disso utilizando um serviço de hospedagem grátis, as pessoas que nunca tiveram um site na internet poderão ter a oportunicade de conhecer o ambiente de envio dos arquivos para o servidor e as rotinas necessárias para a administração de um site na internet,  sem a necessidade de investimentos iniciais

Com objetivo de ajudar aos iniciantes que não sabem nem mesmo como hospedar seu primeiro projeto online,  resolvi mostrar aqui no blog todo o processo de como colocar um mini site na internet usando um  serviço de hospedagem grátis.

Como hospedar um site grátis na internet?

hospedagem grátis

Para compor nosso passo a passo,  resolvi indicar uma hospedagem que usei há algum tempo atrás quando consegui disponibilizar o meu primeiro projeto na internet.

Então vamos começar?

Para hospedar nosso projeto de mini site gratuitamente na internet eu utilizarei o XPG e você poderá usar  o mesmo serviço caso tenha interesse em hospedar um site grátis na internet sem pagar nada pelo serviço.

Clique aqui para acessar o site do XPG:

Cadastro:

  • Nesta hospedagem grátis você não irá precisar de um domínio, (endereço de internet) sendo que o seu nome de usuário (login) será usado como o próprio endereço do site que você estará hospedando.
  • Então fique atento quanto a isso, preenchendo o nome de usuário como o início do endereço que você queira que seu site apareça na internet.
  • Crie sua conta clicando no menu “HOSPEDAGEM HTML GRÁTIS” dentro do site.
  • Para nosso teste com uma hospedagem grátis  eu cadastrei o usuário como MBS Digital e como consequência disso o endereço do nosso site hospedado gratuitamente ficou assim :
  • mbsdigital.xpg.uol.com.br
  • Após preencher o formulário de cadastro, será enviado imediatamente para o e-mail que foi informado no cadastro, os dados de acesso para login em sua conta.
  • Entre em seu e-mail e confirme a criação da conta.
  • Clicando no link de confirmação no e-mail você será enviado para a página de login do site.
  • Faça o login com os dados.

Assim já poderá acessar o painel de administração da hospedagem, que  por sinal é muito simples e sem recursos, assim como os vistos em um painel de hospedagem profissional.

Transferindo os Arquivos do Site para a Hospedagem Grátis:

Com os dados que foram enviados para seu e-mail, utilize  um programa de transferência FTP, para enviar os arquivos do mini site para o servidor de hospedagem.

Os arquivos do site (páginas e imagens do site) que até o momento estão dentro do seu computador serão agora disponibilizados para toda a  internet gratuitamente.

Mesmo com o servidor de hospedagem sendo grátis, e sem recursos para leitura de scripts dinâmicos,  seu site aparecerá normalmente para todas as pessoas que digitarem o endereço corretamente no navegador.

Você poderá utilizar qualquer programa FTP para o envio dos arquivos,  mas para o nosso teste eu utilizei o Filezilla para enviar os arquivos do mini site pronto.

Digite nos campos específicos do programa as informações que o XPG enviou  para seu e-mail após a criação do cadastro.

Os campos necessários a ser preenchidos no Filezilla para que ele se conecte com seu servidor de hospedagem, independente se ela seja paga ou gratuita são: Host, Nome de usuário e Senha.

Estas informações são sempre enviadas para seu e-mail no momento da contratação de uma hospedagem, e no neste caso para a hospedagem grátis, também recebemos os dados por e-mail.

Eu não vou explicar como se usa o Filezilla pois já tenho um artigo no blog que ensina isto.

Caso você não saiba como usar o programa de transferência  FTP, veja o artigo abaixo para aprender.

As informações que recebemos por e-mail foram:

  • host: ftp.xpg.com.br
  • Nome de usuário: mbsdigital.xpg.com.br
  • Senha: a senha escolhida no momento do cadastro.

Basta digitar as informações nos campos do programa e clicar em Conexão Rápida. 

Se os dados estiverem corretos aparecerá a pasta do host de hospedagem para o envio dos arquivos.

Após conectado no servidor FTP,   você verá no lado esquerdo do programa Filezilla,  os arquivos que estão em seu computador, e na caixa do lado direito, a pasta do servidor para onde deverá enviar os arquivos.

Basta selecionar e arrastar os arquivos do seu site (imagens e páginas)  que estão em seu computador para a outra caixa ao lado direito,  que o programa fará  a  transferência de arquivos.

Para as pessoas que ainda não sabem, a página inicial de um site deve se chamar index, onde o servidor de hospedagem entenderá que quando uma pessoa acessar o endereço de internet (URL),  deverá abrir aquela determinada página.

Após o programa FTP terminar a transferência dos arquivos basta digitar o endereço escolhido para o site em seu navegador e se tudo estiver certo já aparecerá a página inicial do seu site que foi hospedado de graça na internet.

O Mini Site Utilizado:

Para testar a hospedagem grátis utilizamos o mini site de um dos kits que vendo que vem no produto E-commerce Mini Site Starter Kit , ao qual  disponibilizei o site de vendas do próprio produto para testes e revenda do mesmo, sem pagar nada pelo serviço.

Veja que após hospedado tudo no site funciona perfeitamente, inclusive os links, as imagens de mini site gratispromoção de outros produtos  e o botão do Pagseguro onde os clientes poderiam comprar normalmente este produto caso acessem o endereço do Mini Site hospedado de graça na internet.

Veja como ficou nosso projeto clicando na imagem ao lado.

Note que eu poderia revender este produto normalmente caso optasse por hospedar os mini sites de revenda do E-commerce Mini Site Starter Kit no XPG.

Este produto vem com 5 modelos de mini sites profissionais como este que utilizei neste artigo podendo se usar os modelos prontos, para vender qualquer produto digital pela internet.

Os modelos de mini sites que vem no E-commerce Mini Site Starter Kit possuem página de pedidos, página de downloads, rotinas para assinatura de uma newsletter, vitrine para outros produtos, possibilidade de alterar o botão de pagamento,  página de contato e muitas outras funcionalidades.

Para o nosso teste eu utilizei apenas a página inicial de um dos modelos do E-commerce Mini Site Starter Kit e sua vitrine de indicação para outros produtos.

Conclusões após usar o serviço do XPG

Prós:

  • Serviço Gratuito, e com boa possibilidade de se hospedar pequenos sites em html com cadastro rápido e sem burocracia.
  • Ótima velocidade de transferência de arquivos e disponibilidade imediata do serviço até mesmo para novas contas.
  • Espaço e tráfego ilimitados gratuitamente e sem a necessidade de propagandas que tiram o foco do cliente.

Contras:

  • Não poderá utilizar um domínio próprio, como,  www.seusite.com.br, tendo que utilizar um subdomínio do XPG, o que dificulta uma melhor indexação em mecanismos de busca.
  • Não permite o uso de scripts mais complexos como PHP, ASP, ou criação de um banco de dados, impossibilitando o uso de um autoresponder, por exemplo que seria algo crucial em um mini site de vendas pela internet.
  • Painel de controle muito simples e sem recursos, e a falta de garantia de seu site estar no ar 99% do tempo por se tratar de um serviço gratuito.

Muito bem, este é o processo de envio de um mini site pronto para um servidor de hospedagem grátis, onde qualquer pessoa,  pode utilizar este tipo de serviço para hospedar pequenos sites para testes, ou como  ferramenta de auxílio para aprendizado de administração de  um site na internet.

Fica a critério de cada um utilizar ou não este tipo de serviço, para sites de vendas profissionais, onde você divulgará um endereço que não seja propriamente seu.

Minha intenção  aqui, é mostrar que você pode ter seu próprio site de vendas na internet sem gastar com mensalidades.

Você poderá ter a oportunidade  de ganhar experiência e utiliza-la em projetos mais sérios que poderá ter no futuro quando decidir optar por  hospedagens e domínios profissionais.

Todo o processo não demorou mais do que 10 minutos do meu tempo, considerando que eu já tinha os mini sites prontos.

Caso tenha  interesse no assunto, você também poderá adquirir mini sites profissionais ainda hoje para a venda de qualquer produto digital pela internet.

Muito Obrigado e até o próximo artigo 😉

Gostaria de obter mais informações sobre como ganhar dinheiro na internet,  trabalhando com uma rede de mini sites vendedores, programas de afiliados, blogs,  produtos digitais e técnicas de internet marketing.

Assine nossa Newslleter e receba em seu e-mail dicas grátis sobre como criar do zero seu próprio negócio online usando apenas o seu computador e a internet para ganhar dinheiro extra.

PS: Se você está procurando um Treinamento Completo que ensina como Criar um Negócio Online Altamente Lucrativo para Ganhar Dinheiro na Internet, mesmo que você não tenha experiência, recomendo que você conheça este treinamento aqui.

como ganhar dinheiro na internet com o Fórmula negócio online

Gostou? Deixe seu comentário.

Em Destaque
Veja como montar um negócio na internet para ganhar dinheiro agora!!!

Super Kit Renda Online MBS Digital

Acesse o link e conheça nosso sistema completo para se ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa com seu próprio negócio online.

Super kit para ganhar dinheiro com sites profissionais integrados com Pagseguro + 11 Produtos para se revender + Direito de Revenda do Pacote por um preço especial!!!

Abra seu próprio negócio na internet ainda hoje!!! Super Kit com Sites de Vendas Prontos + Produtos Digitais para Revenda

 

Curta nossa página de fãs do Facebook e fique sempre em dia com as nossas atualizações.