SEO: Dicas básicas para iniciantes

Saber pelo menos o básico de SEO para blogs WordPress ou qualquer outro tipo de site, é extremamente essencial para qualquer blogueiro, que almeja alcançar o sucesso com seus projetos na internet. 

O WordPress é sem dúvida a mais popular plataforma para criação de blogs da atualidade.

Esta plataforma é amplamente utilizada por milhares de blogueiros do mundo todo, por sua flexibilidade, personalização além de seus inúmeros plugins e temas.

No entanto, apenas uma nova instalação de um blog WordPress, sem nenhuma técnica de SEO, deixa muito a desejar  em termos de classificação para mecanismos de busca.

Tenho sido cobrado pelos leitores desse blog, um artigo sobre SEO, e técnicas que utilizo para classificar os meus artigos nos buscadores.

Na verdade não faço muitas coisas.  Apenas utilizo o plugin  All in one Seo Pack, uma estratégia de link buiding focada em Sociais Bookmarks, e os procedimentos citados abaixo.

Aqui está um resumo de dicas úteis que que eu mesmo utilizo e que podem ajudar você a melhorar a posição do seu blog em motores de busca, bem como proporcionar alguns benefícios adicionais para seus leitores.

Se você quiser mais algumas informações sobre o assunto SEO, aconselho a ler também os artigos abaixo:

SEO para wordpress:

Dicas básicas para iniciantes

seo-para-wordpressPermalinks

Permalinks são os links permanentes de seu blog.

Em uma forma mais explicativa, seria a estrutura do endereço descrito na barra do seu navegador, e que podem ser modificados para todas as páginas que forem criadas futuramente.

Modificando a estrutura dos permalinks, gera um melhor entendimento, tanto para os motores de busca, como para os visitantes do seu blog, que fazem pesquisas sobre determinado assunto nos buscadores.

As URLs mostradas na instalação do WordPress quando criamos um artigo são mostradas neste padrão:

  • http://www.seublog.com/?p=321.

Esta URL chama o mecanismo PHP para mostrar uma postagem, ou uma página identificada por um número, que neste caso seria o post 321.

Esta é uma URL totalmente válida para os e motores de busca (pelo menos os principais como: Google ,Yahoo Bing ) que já não têm problemas com a indexação de conteúdo dinâmico.

No entanto, um webmaster sábio está ciente de que ter palavras-chave na URL  pode proporcionar uma grande vantagem sobre os valores dos parâmetros  de classificação, em contrapartida a uma URL sem sentido, como a demonstrada logo acima.

Palavras-chave em endereços na internet são na verdade um dos maiores fatores que determinam a relevância de uma página para uma pesquisa específica.

É extremamente fácil alterar a estrutura dos permalinks  do seu recém instalado blog WordPress para uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa: Siga os passos

Dentro do seu painel de controle basta ir em :

Configurações/Links Permanentes.

Aqui você pode escolher entre diversas estruturas pré estabelecidas.

Como exemplo temos o permalink data base, que inclue o título do seu artigo, o dia e o mês da postagem.

Embora definitivamente esta forma pode trazer melhorias para o endereço de seu artigo, ela ainda não é perfeita.

O que uso atualmente é uma estrutura personalizada, que você também podemos criar facilmente, clicando na última opção de permalinks.

Dentro da caixa de escrita digite este código: /%postname% 

Clique em  Salvar Alterações.

Agora crie um novo post com um título e observe o endereço no navegador:

Se tudo estiver certo, o seu endereço será semelhante  a este:

  • http://www.seublog.com/título-do-post

Como são links permanentes,  fazendo estas alterações, todos os artigos já escritos, seguirão o padrão dessa estrutura, e todos os artigos que vierem a ser escritos, também seguirá este padrão.

Isto aumentará consideravelmente a indexação de seu blog nos principais motores de busca da atualidade, desde que seus títulos tenham palavras chave relevantes as pesquisas.

SEO para wordpress: Títulos da página

O título da página é outro fator importante que influencia o peso de relevância de uma página no índice dos motores de busca.

Além disso, o título é o que será mostrado em uma página de resultados como um link para seu post.

Uma estrutura de títulos clara  e bem definida é extremamente  benéfico para o blog, uma vez que melhora a leitura, para o usuário e para os  buscadores.

Geralmente, é aconselhável ter uma tag de cabeçalho h1 por página ” no título do post, alguns h2 para subtópicos de seu posts,  e alguns h3 sempre que necessário para enfatizar, ou dar um título a um parágrafo, ou seus subtópicos.

Estas são apenas orientações, você não é obrigado a criar h2 e h3  em cada post que você escreve. Como exemplo, um artigo composto apenas de  parágrafos.

Mas tenha em mente que as mensagens mais longas, e as mensagens escritas em lista,  devem ser logicamente divididas  em subtópicos para uma melhor organização estrutural do artigo.

Não faça uso excessivo de títulos, e palavras chave!

Os webmasters  do passado tinham  percebido o peso das palavras-chave em títulos internos do artigo, e  sua relevância na pontuação, abusando excessivamente desse método.

Inseriam em seus artigos vários títulos, às vezes disfarçados com CSS como texto de altura e peso normais  e preenchiam o título oculto com palavras-alvo para manipular os algoritmos de relevância dos motores de busca.

Esta prática, no entanto, agora é detectável por buscadores, e você pode ser punido por usá-la.

 Alt Tags para imagens

Sempre que você inserir uma imagem em seu post tome um pouco do seu tempo e adicione uma descrição significativa no campo alt. Existem vantagens básicas de fazer isso.

Um usuário com deficiência visual pode se beneficiar da descrição quando o seu software de leitor de texto recita a voz  para ele.

Outra vantagem é que sua página pode ser descoberto por usuários que fazem pesquisas de imagens por palavras-chave, e podem encontrar o seu site pelas palavras  que você forneceu na descrição alt.

Links para artigos similares

Este é um dos recursos mais poderosos para a promoção de um blog disponíveis no wordpress. Ele ajuda os usuários a descobrir mensagens semelhantes e incentiva seus leitores a ler outros artigos do seu blog.

Isso é muito mais conveniente do que navegar através de artigos,  ou à procura de uma palavra-chave.

Este é um dos fatores que fizeram, sites como o YouTube ser  tão bem-sucedidos: links para outros vídeos semelhantes que foram sendo feitos pelos próprios usuário, incentivando outros usuários a permanecerem no  site em média 30 minutos por visita.

Os artigos relacionados são úteis  para exibir algumas mensagens semelhantes a cada post em um lugar adequado escolhido por você (por exemplo, abaixo do artigo, ou na barra lateral).

Os motores de busca irão também seguir estas ligações, por isso é também uma melhoria de se esperar do ponto de vista do SEO. Existem muitos plugins capazes de fazer este serviço automaticamente após a criação de um artigo.

O que uso atualmente chama-se:

Uso de Tags adequadas

Tags são um recurso relativamente  poderoso em um site WordPress. Não apenas o título da página e do conteúdo do artigo irá determinar a relevância  nos buscadores.

Palavras-chave em âncora, e  links de URL  vindos de outros sites são  fatores  importantes que determinam quais páginas serão mostrados para uma determinada consulta.

Na escrita do seu artigo procure preencher o campo tags com palavras chave sabiamente escolhidas.

Se possível faça uma pesquisa para ver as melhores palavras que você gostaria de vincular ao assunto do artigo, ou tente imaginar o que os usuários iriam buscar para encontrar aquela determinada matéria.

Conclusão: SEO para WordPress

Você não precisa ser um mestre em programação para implementar estas simples medidas de SEO para WordPress em seu blog.

Utilizando estas táticas em conjunto com plugins específicos para SEO, é possível alcançar um melhor posicionamento nos mecanismos de buscas.

Não abuse do SEO, ou uso de palavras chave, pois o Google vem penalizando com seu novo algorítimo (Google Penguin)  sites que estão mais voltados para a classificação, do que para seus próprios usuários, e utilizam técnicas demasiadas para uma melhor classificação nos buscadores.

Acredito que  fazendo você mesmo as dicas acima,  terá mais resultados a médio prazo, do que contratar uma empresa especializada em SEO, que utilizará em seu domínio maneiras demasiadamente técnicas que hoje em dia nem vale mais a pena investir.

Espero ter ajudado e até o próximo artigo 😉

Gostaria de obter mais informações sobre como ganhar dinheiro na internet, trabalhando com uma rede de mini sites vendedores, programas de afiliados, blogs, Google Adsense, produtos digitais e técnicas de internet marketing.

Assine nossa Newslleter e receba em seu e-mail dicas grátis sobre como criar do ZERO seu próprio negócio online usando apenas o seu computador e a internet para ganhar dinheiro extra.

PS: Se você está procurando um Treinamento Completo que ensina como Criar um Negócio Online Altamente Lucrativo para Ganhar Dinheiro na Internet, mesmo que você não tenha experiência, recomendo que você conheça este treinamento aqui.

como ganhar dinheiro na internet com o Fórmula negócio online

Gostou? Deixe seu comentário.

Em Destaque
Veja como montar um negócio na internet para ganhar dinheiro agora!!!

Super Kit Renda Online MBS Digital

Acesse o link e conheça nosso sistema completo para se ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa com seu próprio negócio online.

Super kit para ganhar dinheiro com sites profissionais integrados com Pagseguro + 11 Produtos para se revender + Direito de Revenda do Pacote por um preço especial!!!

Abra seu próprio negócio na internet ainda hoje!!! Super Kit com Sites de Vendas Prontos + Produtos Digitais para Revenda

 

Curta nossa página de fãs do Facebook e fique sempre em dia com as nossas atualizações.